Blog

5 Dicas para ter Sucesso em um Planejamento Sucessório


 

“Pai rico, filho nobre, neto pobre”, quem nunca ouviu esta expressão?! Ela está diretamente ligada ao despreparo dos herdeiros ao lidar com a administração do patrimônio familiar. É muito comum os filhos desfrutarem da riqueza herdada, mas não a multiplicarem. 

Mas qual será o segredo de empresas familiares de sucesso, como Walmart e Volkswagen? Certamente algumas destas dicas foram seguidas para que essas empresas obtivessem tamanho êxito em seus planos sucessórios! 

1ª Dica: Planejar - Tudo fica mais fácil com planejamento! E isso irá garantir a harmonia na família e a continuidade dos negócios. Estamos falando de passar o “bastão” para os próximos Diretores, e é imprescindível levantar todo o necessário para que isso se concretize de maneira eficaz, desde o momento certo para a entrada dos herdeiros nos negócios. Mapear as áreas que ocuparão em uma primeira fase, analisar a aptidão de cada membro da família e as qualificações necessárias. Trabalhar e desenvolver os próximos Dirigentes para formar legitimamente sucessores e não apenas herdeiros na Direção da empresa.

 

2ª Dica: Ter outras experiências profissionais - Se possível, permita que os futuros Diretores tenham outras experiências profissionais antes de ingressarem na empresa da família. Que conheçam o que é ter alguém para se reportar fora do âmbito familiar, que conheça o que significa ser somente um colaborador. Para dirigir uma empresa é necessário antes de tudo, liderar pessoas, aprender a lidar com elas sem estar no posto da Diretoria é enriquecedor.

 

3ª Dica: Fazer o que gosta - Não obriga nenhum herdeiro a trabalhar na empresa. É necessário gostar e querer se desenvolver para dar certo. Quando se faz o que gosta, dedicar-se ao aprendizado passa a ser prazeroso e as chances de sucesso são bem maiores. 

 

4ª Dica: Merecer a vaga ocupada - Se tem uma vaga em aberto, que o herdeiro possa ocupar, permita que participe do processo seletivo, e só dê a vaga se ele efetivamente merecer. Desenvolver as competências técnicas e comportamentais para atuar em diferentes cargos, trarão a maturidade e resiliência necessárias para um futuro gestor.

 

5ª Dica: Contratar uma Consultoria Especializada – Pesquisas apontam que 7 em cada 10 empresas familiares não chegam à segunda geração. Uma Consultoria especializada poderia contribuir para evitar tal desfecho ao identificar e tratar as causas mais comuns do insucesso: Falta de Planejamento Estratégico | Falta de Profissionalização da Gestão e das Atividades da Empresa| Conflitos Familiares | Qualificação insuficiente da Diretoria| Regras Mal Definidas | e Funções Mal Delimitadas. 

A consultoria empresarial no Planejamento Sucessório é pode ser fundamental para assegurar a perenidade da organização.

@maiaconsultoria